Acervo Euvaldo Macedo Filho

Ao incorporar as temáticas sociais do fotojornalismo, Macedo as mesclava com sua admiração pela arte e pela literatura moderna. Acervo Euvaldo Macedo Filho procurou respeitar e tornar visível esse aspecto multifacetado do artista e de sua obra, ao recuperar desde as mínimas notas de trabalho de Euvaldo até as fotos publicadas ou expostas. Entretanto, a maior parte do material disponibilizado para visualização no website é inédita conferindo ainda mais valor a essa produção artística.

“Acervo Euvaldo Macedo Filho surgiu do temor ante a possibilidade de perda de sua importante obra fotográfica”, conta Elson Rabelo. Uma das motivações foi que as fotos e textos produzidos pelo artista baiano não se perdessem, fosse no sentido material, pois seus componentes físicos são naturalmente passíveis de degradação, fosse no que se refere à memória cultural e aos desdobramentos contemporâneos que ela pode ter, na sua diversidade de usos e acessos.

A ideia surgiu em 2015, com o intuito de recuperar a obra do artista. Contando com o apoio do Rumos Itaú Cultural 2015-2016 e com a parceria entre a Abajur Soluções Artísticas e a UNIVASF, nesse período cumpriu-se as diferentes etapas que integram a recuperação de um acervo: o diagnóstico do estado de conservação, a aquisição de materiais e equipamentos adequados, a catalogação dos escritos e das imagens, a oficina de higienização, a higienização dos diferentes suportes, a digitalização, a criação do banco de dados e do website.